[Espanha] Esta não é nossa guerra. Razões para a mobilização generalizada contra a guerra imperialista

os últimos meses estamos assistindo no leste da Europa a um confronto entre dois polos imperialistas em pugna por posições e recursos. A guerra na Ucrânia:¨

– Custou dezenas de milhares de vidas humanas desde fevereiro, produzindo morte, destruição e êxodo em sua passagem. Refugiados, exilados, mobilizações forçadas, desertores.

– A enorme mobilização militar está acelerando os graves problemas derivados da crise energética e eco-social à qual nos levou o capitalismo, o que repercute em altas de preços de produtos básicos que afetam (e afetarão mais) a amplas camadas da população.

– No Estado Espanhol, um Governo supostamente de esquerda vem desenvolvendo uma política claramente militarista, seguindo totalmente a linha da OTAN, encabeçada pelos EUA. Decisões perigosas que não respondem a outra coisa senão a manter os privilégios de sua oligarquia. O Governo da Espanha e a UE estão pondo em risco nossa vida para isso, pelas razões já mencionadas e por uma possível extensão do conflito. O chamado “Mecanismo Europeu para a Paz”, não é mais que um eufemismo para tapar a guerra. Aos olhos da sociedade civil, a rivalidade de ambos os lados se traduz em um exercício de avareza levado ao extremo em que os perdedores certos estão em ambos os grupos: mortos, mutilados, espoliados, vexados e empobrecidos. Guerra é oposto a Dignidade.

– Por outro lado, não podemos nos ver refletidos na defesa do Estado russo, ultraconservador e militarista que não respeita os direitos individuais e coletivos, que criminaliza o protesto e encarcera a dissidência. Aliado do Estado totalitário Chinês.

– É necessário pressionar na rua e nos centros de trabalho e estudo com o objetivo de eliminar o gasto militar e parar a guerra na Ucrânia e outras regiões do planeta.

Ante a situação atual vemos urgente gerar uma coordenação a nível do estado para:

– Promover mobilizações coordenadas para visibilizar uma crítica antimilitarista e anti-imperialista do conflito.

– Assinalar os responsáveis e estender a desobediência e o confronto frente à mobilização bélica de todos os estados.

– Boicotar as empresas que se beneficiam da guerra e nos opormos ativamente a qualquer envio de armas ou mercenários.

 


[Espanha] Esta não é nossa guerra. Razões para a mobilização generalizada contra a guerra imperialista